Diálogos de direito animal

Esta obra é uma coletânea de colunas quinzenais de minha autoria, publicadas em 2018 no espaço denominado “Direito Animal” do Canal Ciências Criminais.

Muitas das colunas abordaram temas bastante pontuais, porém extremamente relevantes no momento em que foram escritas. Por essa razão, fez-se necessário um posicionamento firme na defesa do direito dos animais, violados, por exemplo, na morte da cadela em um famoso hipermercado; na paralisação dos caminhoneiros deflagrada em maio de 2018; no massacre de cães de rua na Rússia, no período que antecedeu a Copa do Mundo de futebol; ou na apreensão de um grande número de animais traficados numa rodovia do Brasil.

Outras, porém, são atemporais e enfocam diferentes aspectos do Direito Animal, muitas vezes perturbadores, pois revelam o sofrimento a que são submetidos esses seres declarados sencientes desde 2012, porém ainda considerados objetos pelo ordenamento jurídico brasileiro.

O que se almeja é que, com o crescente interesse pelo Direito Animal, os animais não-humanos sejam respeitados e considerados como verdadeiros sujeitos de direitos.

Avaliações

Nenhuma avaliação ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Diálogos de direito animal”