Temas de processo penal

A escrita de uma coluna semanal é um desafio muito grande para todo e qualquer profissional, mormente quando se trata de uma abordagem temática. Tal dificuldade se apresenta não pela escassez de exemplos cotidianos que afetam as ciências criminais, mas pelo contínuo desafio de ser atual, claro e criativo sem ser repetitivo.

Durante quase três anos tive o prazer de enfrentar tal desafio, graças ao convite do amigo Bernardo de Azevedo e Souza, Diretor do Canal Ciências Criminais, para integrar o corpo de colunistas. Foram em torno de 60 textos apresentados sobre os mais variados assuntos relacionados às ciências criminais, em especial ao processo penal e, certamente, não cumpri o desafio em sua exatidão.

Mas, mesmo assim, me sinto extremamente realizado com este trabalho, pois me realiza a propagação de ideias. Alguns textos foram elogiados, outros criticados, alguns até ignorados, o que é um risco para aqueles que optam pela exposição de ideias. Mas, como disse, me orgulho deste trabalho, pois para um professor o que importa é estimular a busca pelo conhecimento, a formação de um juízo crítico e a reflexão sobre temas tão complexos e tão simploriamente analisados pelo senso comum.

O presente livro é uma coletânea desses momentos, uma seleção de alguns dos textos que mais fomentaram debates e que, portanto, mais justificaram a sua razão de existir.

Avaliações

Nenhuma avaliação ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Temas de processo penal”